Muitas vezes, da falta de espaço. Não é muito frequente o investimento em gestões complexas de acervos de documentos, por se tratar de algo caro e que, quando comparado com outras necessidades da empresa, fica em segundo plano. Estas são algumas das razões pelas quais o serviço costuma ser terceirizado. O que costuma ser comum é a preocupação em guardar as caixas de arquivo em algum lugar seguro e identificá-las de uma forma que as informações possam ser resgatadas quando necessário. Guardadas as caixas, a sensação é a de que o problema está "resolvido".
Mas não está, por vários motivos:
Isto posto, será que a demanda por espaço, fator que geralmente faz com que as empresas procurem serviços de guarda terceirizada, é o único problema a ser solucionado? Os problemas gerados pela gestão inadequada, indicam que a questão é mais complicada do que ter metro quadrado disponível para guardar o acervo.
Pode ser uma solução, se a empresa continuar assumindo os custos de gestão do arquivo: funcionários responsáveis pela gestão do acervo, mobiliários para acondicionar os documentos no espaço locado (Caso contrário será preciso empilhar as caixas e a movimentação para pesquisa ficará comprometida), deslocamento até o local, sempre que for necessário algum documento, entre outras necessidades.
O serviço de self storage oferece espaço e segurança, mas não oferece a gestão do que é armazenado. Isto continua sendo de responsabilidade de quem contrata o serviço. Neste contexto, a única diferença é que você está alugando um espaço adicional, fora da sede de sua empresa, para continuar gerindo seu arquivo intermediário ou inativo. Ação que até pode ser considerada viável quando, na visão do empresário, espaço é o único problema a ser solucionado. No entanto, espaço não costuma ser o único fator-problema e é preciso considerar que, em geral, estes espaços não são adequados para o acondicionamento de documentos e os custos com a gestão ficam maiores quando comparados com a gestão na sede da empresa.
Também é comum as empresas que oferecem self storage restringirem os horários de acesso ao local de armazenagem. Em uma situação de urgência, fora do horário comercial, existem contratos que não permitem o acesso ao depósito. Todos estes fatores apontam para um contexto muito diferente dos problemas que geralmente se apresentam durante a gestão de um Centro de Documentação. Mesmo assim, por falta de conhecimento na área, algumas pessoas acabam procurando soluções de self storage para armazenar documentos por falta de espaço, sem se dar conta de suas reais necessidades e dos custos e problemas administrativos que esta decisão poderá acarretar a médio prazo.
A guarda de documentos também é uma solução para a falta de espaço, mas esta é apenas uma das soluções que são oferecidas neste tipo de serviço.
Em paralelo ao espaço que é disponibilizado, as empresas especializadas em gestão de documentos e informações oferecem uma equipe qualificada para administrar o acervo de seus clientes. O nível de intervenção pode ser do mais simples (Apenas gerenciar a temporalidade documental que o cliente solicitar e disponibilizar cópias digitais e físicas quando solicitadas) até situações mais complexas onde a prestadora de serviços funciona como um departamento externo de seus clientes: estabelece os padrões de gerenciamento do acervo, padroniza títulos documentais, presta consultoria na forma de arquivar e organizar os documentos, controla a temporalidade, dentre outras questões igualmente importantes.
Este tipo de intervenção não se limita à oferta de um espaço de armazenagem, estamos falando da terceirização de um departamento inteiro, um CeDoc (Centro de documentação) externo, constituído por uma equipe qualificada e treinada exclusivamente para este tipo de atividade.
E mesmo que queiramos discutir apenas a questão da armazenagem, existem diferenças. Uma empresa como a Ribermídia possui local adequado para guardar exclusivamente documentos, ou seja, estruturas e sistemas de armazenamento que diminuem significativamente o risco de sinistros, controle de pragas na entrada da documentação e periodicamente, acesso restrito ao CeDoc (Apenas funcionários autorizados), local monitorado por câmeras de segurança, sensores de movimento e barreiras, perímetro protegido por cerca eletrificada, sistemas de combate à incêndio, dentre outras medidas.
A equipe do CeDoc da Ribermídia é responsável pela gestão, diariamente, de mais de 60 milhões de páginas de documentos de seus clientes. Estes, por sua vez, usufruem de diversos benefícios: utilizam o espaço que era destinado ao arquivo para inúmeras outras atividades, não precisam parar de trabalhar quando precisam de uma informação, basta abrirem um chamado através da Internet, pelo sistema da Ribermídia e aguardarem o recebimento das cópias digitais ou originais (Média de atendimento de 30 minutos) e, sempre que precisam, contam com a consultoria de profissionais que lhes orientaram sobre a forma de organização e armazenagem de seu acervo (Quando existe a troca de funcionários, por exemplo, e estes precisam receber treinamento sobre as políticas documentais adotadas).
São muitos os fatores que evidenciam que a busca por espaço para armazenar os documentos de sua empresa deve considerar todos os fatores de relevância para uma gestão documental de qualidade e não se limitar ao custo do metro quadrado.