A guarda terceirizada de documentos é um serviço mais complexo do que simplesmente alugar um espaço em um armazém de um fornecedor e lá colocar as caixas de arquivo de sua empresa. Existem empresas que prestam este tipo de serviço, o de locação de espaços para armazenamento, mas isto é algo bem diferente da contratação de uma empresa especializada em gestão de documentos para guardar, proteger e gerir o seu Centro de Documentação (CeDoc).
Espaço, quase sempre, é o ponto de partida, o problema que faz com que alguém pesquise pelo serviço de guarda de documentos. Ao precisar liberar o espaço que é utilizado atualmente para o arquivo da empresa, o serviço de guarda de documentos é prospectado e muitas vezes confundido com um serviço exclusivo de armazenagem. No entanto, a prestação deste serviço vai além de disponibilizar grandes armazéns e cobrar um aluguel pelos metros quadrados utilizados.
A guarda ou custódia terceirizada de arquivos passa pela preparação do local de armazenagem (Verticalização do arquivo, eliminação de elementos de risco, etc.), pela melhoria do acondicionamento dos documentos em caixas adequadas, pela gestão da localização física das caixas através de processos e softwares especializados e, principalmente, pelo processo de gestão da informação através de controles adequados de temporalidade, localização física otimizada e classificação e rastreabilidade de documentos.
Contratar o serviço de guarda de documentos da Ribermídia não significa apenas liberar o espaço que o seu arquivo ocupa atualmente. Significa ter à sua disposição um CeDoc (Centro de Documentação) especializado em gestão de documentos físicos, reduzir custos e encontrar seus documentos de forma bem mais rápida e eficaz.
Um CeDoc terceirizado funciona como um departamento externo, responsável pela guarda, segurança e gestão do arquivo de sua empresa.
Ao transferir seu acervo de documentos para a Ribermídia, em um primeiro momento todo o acervo é catalogado, através de um plano de classificação de documentos, e cadastrado em um software de gestão de documentos físicos e digitais, que controlará a situação de cada caixa e a temporalidade documental. Durante este processo, as caixas onde os documentos são acondicionados são padronizadas e readequadas para otimizar a armazenagem dos documentos, garantir o sigilo, a proteção e a preservação das informações e dos documentos de sua empresa, tornando o processo de gestão mais eficaz.
Após a fase de implantação, o acervo, agora armazenado em local protegido e com segurança 24 horas, fica disponível através de um software de consulta via web. Caso você precise solicitar alguma informação ou documento (Cópia ou original), basta abrir um chamado e acompanhar todo o atendimento através do software. Em 99% dos casos, uma cópia digital do documento é o que você precisa, caso seu acervo ainda não esteja digitalizado e disponível. Após a pesquisa e digitalização do documento, a cópia eletrônica é enviada por e-mail para o funcionário - previamente autorizado - que efetuou a solicitação.
Apenas funcionários autorizados têm acesso às informações de seu acervo de documentos.
Apenas funcionários previamente cadastrados e autorizados têm acesso ao CeDoc da Ribermídia.
Entre em contato conosco, agende uma visita de um de nossos consultores e modernize a maneira como você gerencia a informação de sua empresa.