É frequente encontrarmos arquivos de empresas que passaram por muitas gestões e tentativas de controle que não tiveram sucesso. A falta de um projeto de gestão arquivística adequado, a falta de controle de acesso, a falta de procedimentos claros de arquivamento e de controle de temporalidade documental resultam em problemas que vão desde a dificuldade de localização e o extravio de documentos até a utilização do espaço de arquivo como um depósito, descaracterizando o local e colocando o acervo de documentos em risco.
Em geral, o valor de um documento só é percebido quando este documento já foi extraviado. As multas e custos processuais consequentes da falta de organização do arquivo e da perda de informação costumam ser o gatilho que motiva a procura por empresas que oferecem o serviço de organização de documentos.
As soluções nesta área variam de acordo com o estado em que o arquivo se encontra, o volume de documentos que precisa ser organizado e a capacidade de investimento da empresa. Em outras palavras, um serviço de organização de arquivos pode ser uma simples catalogação de pastas ou pode ser um projeto mais amplo, como a instalação de um CeDoc (Centro de Documentação) e de procedimentos de gestão documental que atendam às necessidades de pesquisa e temporalidade documental apresentadas.
O primeiro passo, quando a necessidade de organização do arquivo se apresenta, é uma visita técnica ao local com consultores da Ribermídia que farão uma análise preliminar do arquivo e levantarão o máximo de informações sobre o histórico e a situação atual do acervo de documentos. Isto se faz necessário para que seja possível ponderar sobre o custo-benefício das diferentes alternativas existentes de intervenção no acervo de documentos.
Quanto é feito na seda da empresa que contrata o serviço, o projeto pode envolver o planejamento do layout das estantes ou mobiliários que serão utilizados para acondicionar as caixas de arquivo. Pode-se também estudar um projeto que contemple a revisão ou a implementação de políticas de gestão documental que otimizem a busca por documentos, o controle da vida útil destes e uma utilização mais eficaz do espaço disponível para o acervo.
Quando realizado na nossa sede, em geral o serviço engloba a organização exclusiva dos documentos, aliada ou não a um projeto de guarda de documentos. Em alguns casos, como opção mais barata e com melhor custo-benefício, oferecemos a guarda de documentos com a conferência das caixas durante o cadastramento destas em nosso sistema de gestão de documentos. Tornar os documentos rastreáveis pode significar uma alternativa mais viável e de menor custo. Neste caso, procura-se estabelecer um padrão de gestão documental novo para os novos documentos gerados e o acervo antigo é cadastrado e conferido.
Independentemente de onde o serviço é realizado, também oferecemos softwares de gestão de documentos que auxiliarão a empresa a controlar seu acervo documental e evitar que os problemas existentes voltem a ocorrer após a entrega do serviço pela Ribermídia.
Cada arquivo apresenta necessidades específicas. Por este motivo, todo projeto de organização de arquivo é um novo projeto, que procura atender demandas muito particulares.
Entre em contato conosco, agende uma visita de um de nossos consultores e modernize a maneira como você gerencia a informação de sua empresa.